Dúvidas Frequentes - Clique na pergunta para ler a resposta

Como separar o material reutilizável e reciclável do não reciclável (lixo) na minha casa e/ou trabalho?

Você precisa somente separar os resíduos em dois grupos: os recicláveis (que incluem papéis, plásticos, metais, vidros, etc.) e os não recicláveis (lixo orgânico, materiais que estejam sujos, como papel higiênico, papel engordurado, guardanapo, etc.). Isto porque, ao chegar na cooperativa, os materiais passarão por uma nova triagem, feita pelos catadores de materiais recicláveis. Qualquer dúvida sobre se um material é ou não reciclável, entre em contato com a cooperativa!

Como participar da coleta seletiva no município de Poços de Caldas?

Atualmente a cooperativa possui uma parceria com  a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, que disponibiliza os caminhões para a realização da coleta seletiva, de porta em porta. Ainda não são todos os bairros que estão cobertos e para saber se o caminhão da coleta passa no seu bairro e em quais dias, consulte o link Bairros ou ligue para a cooperativa (3713-7928). Outra forma de participar é levar o seu material reciclável diretamente para a cooperativa ou agendar um dia para que o caminhão faça o recolhimento na sua residência ou empresa.  

Como fazer para visitar a cooperativa Ação Reciclar?

A cooperativa Ação Reciclar funciona de segunda a sexta, de 07:00 às 17:00 e aos sábados, de 07:00 às 11:30. Para nos visitar, não é preciso agendar, sempre há cooperados trabalhando no horário comercial.

Como saber se o caminhão da coleta seletiva passa no meu bairro e em quais os dias?

Consulte o link
ou ligue para a cooperativa.

Quais as contribuições da coleta seletiva?

A reciclagem contribui para a melhoria do meio ambiente e para a geração de trabalho e renda, na medida que: diminui a exploração de recursos naturais; reduz o consumo de energia; diminui a poluição do solo, da água e do ar; prolonga a vida útil dos aterros sanitários; possibilita a recuperação de materiais que iriam para o lixo; diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias; diminui o desperdício; diminui os gastos com a limpeza urbana; cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias; gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

O que é o cooperativismo?

É a união de pessoas que possuem o mesmo objetivo  e realizam a divisão igualitária do que é produzido, baseando-se em sete princípios: (1) adesão voluntária e livre; (2) gestão democrática pelos cooperados; (3) participação econômica dos cooperados; (4) autonomia e independência; (5) educação, formação e informação; (6) intercooperação e; (7) interesse pela comunidade.
No caso da Ação Reciclar, envolve a defesa socioeconômica de seus associados por meio da ajuda mútua, proporcionando-lhes condições para o exercício de suas atividades profissionais e os meios necessários à produção, coleta, triagem, empacotamento e comércio de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Quais as diferenças entre o catador cooperado e o catador autônomo?

O catador cooperado é aquele que faz parte de uma cooperativa. Como membro, participa das decisões e possui uma parte do capital social. A cooperativa torna os catadores menos vulneráveis uma vez que possibilita o estabelecimento de uma rede de proteção maior em torno do trabalho (como, por exemplo, o pagamento de aposentadoria) e aumenta o poder de barganha na negociação dos preços dos materiais. Além disso, pode conseguir parcerias e projetos. Quando atua de forma autônoma o catador possui menor poder de barganha na negociação dos preços pela comercialização dos materiais, não possuindo também  proteção social. 

Qual o papel dos catadores na cadeia da reciclagem?

O catador ocupa um papel fundamental na cadeia da reciclagem, atuando no recolhimento direto dos materiais recicláveis, assim é um dos primeiros elos de uma longa cadeia e o que fica com o menor percentual da renda gerada nesta.

Patrocínio do site

Contato

Cooperativa Ação Reciclar
Endereço: Leonor Furlaneto Delgado 239
Bairro: Jardim Philadelphia
Poços de Caldas/MG.
Telefone: 35 3713-7928