Eu te ajudo a me ajudar

on Segunda, 13 Junho 2016. Posted in Notícias

 

Na revista Exame de Junho de 2016, a matéria “Eu te ajudo a me ajudar” apresenta parcerias entre empresas e cooperativas de coleta seletiva que deram certo em todo o país. Em destaque, parceria Danone e Cooperativa Ação Reciclar de Poços de Caldas-MG, mostrando uma das ações conjuntas que deram retorno à cooperativa aumentando significativamente sua produtividade. Veja matéria completa na edição 1115 da Revista Exame.

Dispensa de licença ambiental

on Sábado, 16 Maio 2015. Posted in Notícias

A Ação Reciclar obteve no mês de março de 2015 a dispensa de licença e/ou autorização ambiental para sua operação.
Abaixo segue o documento em sua integra.
 
 
 
 
 

Organizações Locais se unem para implantação do Plano Diretor da Cooperativa Ação Reciclar

on Quinta, 11 Junho 2015. Posted in Notícias

No dia 30 de abril de 2015 foi formalizada parceria das várias organizações locais, incluindo Danone, Faculdade Pitágoras, PUC Minas, campus Poços de Caldas, UNIFAL-MG – campus Poços de Caldas e Unimed Poços de Caldas, sob a coordenação da APS – Associação Poços Sustentável, para a implantação de um Plano Diretor para a Cooperativa Ação Reciclar

O propósito desta parceria é otimizar a gestão administrativo-financeira e operacional da Cooperativa Ação Reciclar.  As atividades a serem desenvolvidas em conjunto englobam programa de saúde e nutrição, saúde ocupacional, gestão administrativa, financeira, operacional, processos e de marketing, treinamento e capacitação, aquisição de equipamentos operacionais e de proteção individual, exames laboratoriais parasitológicos, microbiológicos e toxicológicos, elaboração de PCMSO, PPRA e especificação dos equipamentos de proteção individual, entre outras atividades.

Esta iniciativa é o resultado das várias demandas que surgiram na Cooperativa frente à necessidade de tornar seu processo de coleta seletiva mais eficiente e de capacitação e treinamento de seus cooperados e, por outro lado, das inúmeras ofertas de contribuição oferecidas pelas organizações parceiras.  Foi criado o comitê gestor do Plano Diretor com representantes das instituições participantes, sob a coordenação da APS, instituição que oferece apoio técnico à Ação Reciclar nos últimos anos.

 
 
 
 

Ação Reciclar na Flipoços 2015

on Terça, 31 Março 2015. Posted in Notícias

A Ação Reciclar será responsável pela gestão dos resíduos sólidos gerados na Flipoços 2015 que vai acontecer de entre os dias 25/04/2015 e 03/05/2015.
 
A Ação Reciclar terá uma tenda no local para receber o material e realizar a seleção no local.
 
Mais informações: http://www.flipocos.com/
 
Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços
 
 

A Ação Reciclar participará do XII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas.

on Terça, 31 Março 2015. Posted in Notícias

A Ação Reciclar participará do XII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas.

A participação da Ação Reciclar dar-se-a na Mesa Redonda "Resíduos Sólidos e Líquidos", agendada para o dia 21/05/2015, às 11h, na Urca

A mesa redonda terá como mediadora a Profa. Ms. Maria Teresa Mariano (Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos da PUC Minas- Campus Poços de Caldas).

Os demais palestrantes da seção são: Prof.Dr. Valdir Schalch (Escola de Engenharia de São Carlos, USP)/ Sr. Talita Ribeiro (CEMPRE- Compromisso Empresarial para Reciclagem- SP) /Sr. Antônio Aparecido Almeida (Cooperativa Ação Reciclar – Poços de Caldas –Mg).

O XII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas tem como tema principal "Crise Hídrica e Energética" e o objetivo oferecer aos participantes a atualização dos temas ligados a área ambiental, discussões sobre as diversas experiências ambientais. 

O congresso ocorre entre os dias 20 e 22 de maio de 2015, de 8 a 18h, na Urca. 

Mais informações: http://www.meioambientepocos.com.br/

Nova sede da cooperativa Ação Reciclar

on Sexta, 27 Março 2015. Posted in Notícias

Desde dezembro de 2014, a Cooperativa de materiais recicláveis Ação Reciclar está com nova sede, localizada à Rua Leonor Furlaneto Delgado, nº 239, Jd. Philadelphia, Poços de Caldas - MG.

Veja localização no mapa:

 

 

Terreno para construção da sede definitiva.

on Terça, 28 Outubro 2014. Posted in Notícias

A Prefeitura Municipal do município de Poços de Caldas, na ultima semana, juntamente com o representantes da Cooperativa de materiais recicláveis Ação Reciclar, a Presidente Inês, o Cooperado Toninho, e Angelo, reuniram-se com o intuito de conhecer o  terreno para cessão desse espaço, para a construção definitiva das cooperativas de materiais recicláveis do município: Ação Reciclar, Copersul, Assosul. Foi validado pela Prefeitura que não há nenhum impedimento quanto a utilização deste espaço para este fim. A Ação reciclar, protocolou  na ultima semana, o ofício, encaminhado a Secretaria de serviços Públicos de Poços de Cadas, formalizando este pedido e estamos aguardando a resposta.

A seguir, fotos desse encontro e da localização do terreno.

Inaugurado PEV na UNIFAL-MG

on Sábado, 27 Setembro 2014. Posted in Notícias

Representantes da Cooperativa Ação Reciclar participaram no dia 04 de setembro de 2014 estiveram na UNIFAL-MG para o lançamento do Posto de Entrega Voluntária, que visa incentivar a coleta seletiva junto a Universidade. 

 

Publicada reportagem no Jornal da Mantiqueira sobre a Ação Recilar

on Sábado, 27 Setembro 2014. Posted in Notícias

Foi publicado no último dia 10 de setembro de 2014 uma reportagem sobre a Cooperativa Ação Reciclar. O representante do grupo Antônio Aparecido Almeida comentou sobre as dificuldades enfrentadas na coleta seletiva no município.

 

 

 

 

Publicado artigo no Congresso de meio ambiente de Poços sobre a Ação Reciclar

on Sexta, 08 Agosto 2014. Posted in Notícias

Discentes do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras publicaram um artigo no XI CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS em Maio de 2014 sobre a Cooperativa Ação Reciclar. Confira a íntegra do artigo em: http://meioambientepocos.com.br/portal/anais/2014/arquivos2014/COOPERATIVA%20DE%20CATADORES%20A%C3%87%C3%83O%20RECICLAR_UMA%20ABORDAGEM%20%C3%80%20SUSTENTABILIDADE%20E%20%C3%80%20ESCOLHA%20PROFISSIONAL.doc

 

TV Poços faz reportagem sobre a história da Ação Reciclar

on Sexta, 08 Agosto 2014. Posted in Notícias

A TV Poços apresentou no dia 06/08/2014 Uma reportagem sobre a história da Ação Reciclar. Veja a reportagem em:  http://youtu.be/Oy9Pbd8raSw?list=UUh6e1_rbI_pUASvnLV_nyxQ

 

Ação Reciclar participa de evento em Poços sobre resíduos sólidos

on Sexta, 08 Agosto 2014. Posted in Notícias

A Cooperativa Ação Reciclar participou do seminário do Projeto Novo Ciclo, em Poços de Caldas, dias 13/12/2013.

Poços de Caldas sediou nesta sexta-feira,13, o seminário do Projeto Novo Ciclo. O evento, que debateu a destinação dos resíduos sólidos e o papel dos catadores de material reciclado, contou com a participação do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz, do prefeito, Eloísio do Carmo Lourenço, do vice, Nizar El-Khatib, do presidente da Câmara Municipal, Paulo Tadeu, e do deputado federal, Geraldo Thadeu.

Para avaliar as estratégias de atuação das redes no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com prazo para serem implantadas até 2014 em todos os municípios brasileiros, estiveram na cidade, ainda, técnicos do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), membros do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclado (MNCR) e representantes da empresa Danone, apoiadora da iniciativa na cidade.

O prefeito Eloísio disse que o debate sobre resíduos sólidos possui duas linhas importantes, que devem ser observadas. A primeira, segundo o prefeito, é a ambiental, que impõe a melhoria das condições de meio ambiente e foca a qualidade do lixo produzido. A outra diz respeito à questão social da coleta seletiva, que serve como meio de sustento às famílias, e ajuda na organização dos trabalhadores.

Para Gilson Queiroz, o acerto da política do Governo Federal, que definiu de forma diferente a destinação do lixo, abandonando a ideia de que bastava apenas reservar um simples depósito para isso. O presidente da Funasa afirma, ainda, que o catador é fundamental para a qualidade do meio ambiente e, também, um grande colaborador do progresso, porque os materiais por eles recolhidos podem ser quase todos reaproveitados na atividade produtiva.

Técnicos do Insea, presentes ao encontro em Poços, informaram que dos resíduos sólidos despejados nos lixões, apenas 18% são rejeitos, tipo de material que não serve para ser reciclado. Ainda segundo o órgão, a reciclagem tem papel fundamental, sendo o melhor modelo para o Brasil, porque tudo o que é recolhido retorna à indústria, reduzindo os custos em até 50%. “A perda anual é de R$ 9 bilhões ao ano, por falta de um sistema de rede nacional de catadores”, calculam os técnicos.

Catador de lixo desde os 12 anos, Antonio Aparecido Almeida, é uma das lideranças da Ação Reciclar, entidade composta por 30 afiliados, que coleta até 100 toneladas/mês em Poços de Caldas. Ele, que também integra o MNCR, entidade nacional da categoria, diz que já passou por outras profissões, porém, se identifica com o trabalho atual, porque percebe um grande grau de solidariedade entre todos os participantes do grupo.

Dados do Insea mostram que no Brasil trabalham 800 mil catadores, que recebem em média menos de um salário mínimo por mês. Dos 5.600 municípios brasileiros, a maioria trata o lixo inadequadamente. Minas Gerais tem avançado quanto ao tratamento dos resíduos sólidos e já constituiu redes em todas as regiões. O que precisa, segundo os técnicos, é buscar soluções para aprimorar o sistema de reciclagem e remunerar melhor o trabalhador. Atualmente, o catador fica com apenas 10% do lucro obtido com a comercialização do material reciclado.

O evento transcorreu durante todo o dia e acompanharam as discussões secretários municipais, prefeitos da região, vereadores, profissionais e técnicos de setores ligados ao meio ambiente, dirigentes de autarquias municipais, estudantes, sindicalistas, trabalhadores de diversos setores e catadores de materiais reciclados.

Fonte: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/?p=14153

Visita dos alunos do IFSULDEMINAS

on Sexta, 08 Agosto 2014. Posted in Notícias

A cooperativa Poços-Caldense de catadores de materiais recicláveis “Ação Reciclar” abriu suas portas nesta segunda, 18/11/2013, para receber os alunos e instrutora do curso de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas.

Acompanhados da instrutora Shirle Maria Domingues, cerca de 11 alunos do curso participaram da visita à cooperativa localizada no bairro Estância São José. De acordo com Shirle, o tema “reciclagem” já havia sido trabalhado em sala de aula com os estudantes e, com a visita técnica, eles tiveram a oportunidade de ver, na prática, como o lixo é separado e comercializado.

O estudante Caio Machado se surpreendeu com a organização da “Ação Reciclar”. Disse que foi muito bom conhecer o trabalho desenvolvido pela cooperativa e “ver como eles fazem o manuseio da reciclagem e a separação do lixo”. E destacou que o curso de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos está despertando nele o interesse em continuar os estudos na área de meio ambiente. Para Luís Fernando Moreira, colega de turma de Caio, a visita permitiu “conhecer todo o processo de separação de resíduos, desde a chegada do lixo até o processo de prensagem”. “Também tomamos conhecimento de que cada cooperado exerce uma função dentro do processo de reciclagem”, completou.

O curso de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos teve início em setembro de 2013. As aulas seguirão até 17 de dezembro. Dentre os conteúdos já vistos, estão: conceitos de meio ambiente, tipos de resíduos, formas de tratamento e a legislação da área.

A ida até a cooperativa “Ação Reciclar” foi a primeira visita técnica realizada pelos alunos do curso. A meta é promover em breve uma segunda visita. O aterro controlado de Alfenas é o destino cogitado.

Confira a reportagem publicada pelo IFS em: http://www.pcs.ifsuldeminas.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=531:visita-acaoreciclar&catid=34:geral&Itemid=58

 

Reportagem da TV Poços sobre o furto a Cooperativa

on Sexta, 08 Agosto 2014. Posted in Notícias

Confira a triste reportagem da TV Poços de 29/07/2013 sobre o furto que ocorreu na Cooperativa. Veja a reportagem em: http://youtu.be/dJFLH4DESj8

 

Novo endereço

on Segunda, 22 Julho 2013. Posted in Notícias

A Cooperativa Ação Reciclar informa que mudou para um novo endereço, em maio de 2013. Seguem os novos dados de contato:
Rua Coronel Virgílio Silva, 4186 - Estância São José
Telefone: 35 3713-7928
Faça-nos uma visita e conheça nosso novo espaço de trabalho!

[12  >>  

Patrocínio do site

Contato

Cooperativa Ação Reciclar
Endereço: Leonor Furlaneto Delgado 239
Bairro: Jardim Philadelphia
Poços de Caldas/MG.
Telefone: 35 3713-7928