A cooperativa participa de encontros e redes de cooperativas e de catadores, não somente de alcance regional e estadual, mas também nacional, fazendo parte inclusive do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e participando, na medida do possível, de capacitações e articulações promovidas pelo movimento.

Nos últimos anos, a cooperativa conseguiu apoio para a melhoria das suas condições de trabalho por meio de parcerias com a Caixa Econômica Federal, assim como da ONG Moradia e Cidadania dos funcionários deste órgão, que possibilitaram as condições iniciais para o funcionamento da cooperativa. Em 2007, por meio do Projeto Caixa ODM, a cooperativa recebeu uma balança eletrônica, equipamentos de proteção individual, uniformes e ferramentas.

 

Aliás, a cooperativa tem obtido cada vez mais o reconhecimento do seu trabalho pela sociedade e pelos órgãos governamentais, com os quais a cooperativa tem firmado convênios para o recolhimento do material reciclável gerado, como é o caso dos Correios, da Receita Federal, da empresa Furnas, da Vigilância Sanitária, entre outros. Por meio também de parcerias com a Fundação Banco do Brasil a cooperativa recebeu, em 2009, incentivos para o fortalecimento da coleta seletiva municipal e participou, em 2010, do Projeto Cataforte de fortalecimento do associativismo / cooperativismo. Pela seriedade do seu trabalho e luta dos cooperados, a cooperativa possui também convênio com a prefeitura municipal para a realização da coleta seletiva municipal.

 

Em 2012, a cooperativa firmou um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para aquisição de equipamentos e também ganhou o patrocínio do DME Enérgetica para a realização do projeto Catadores de Sonhos , voltado para a divulgação e sensibilização da população para a realização da coleta seletiva, que possibilitou inclusive a elaboração deste site.

 

A cooperativa participa também do projeto “Novo Ciclo” que fomenta a formação de uma rede sul mineira de cooperativas.

Patrocínio do site

Contato

Cooperativa Ação Reciclar
Endereço: Leonor Furlaneto Delgado 239
Bairro: Jardim Philadelphia
Poços de Caldas/MG.
Telefone: 35 3713-7928